- Procure treinar em relevos mais acentuados: Nas trilhas, as subidas costumam ser mais inclinadas do que nas ruas pavimentadas. Portanto prepare-se de acordo, incluindo subidas mais íngremes em sua rotina de treinos.
- Corra na ponta dos pés: já discutimos anteriormente as vantagens de se correr nas pontas dos pés. Saiba que essas vantagens são mais significantes tão pior for o relevo.
- Suba com passos curtos: subir com passos um pouco mais curtas (e nas pontas dos pés) ajuda você a manter o seu embalo (momentum) na subida. Lance Armstrong vence subidas pedalando em uma cadência mais alta, corredores podem fazer o mesmo correndo com passadas curtas de forma a conseguir manter sua cadência na subida. Experimente e veja as vantagens.
- Desça rápido: Pode parecer contraditório, mas é mais seguro descer mais rápido. Correndo mais rápido aproveita-se melhor a força da gravidade e consegue-se aumentar o ritmo sem ter que fazer mais força. A dica é soltar o corpo e tentar correr com a maior cadência de passadas que você conseguir. Use os braços para ajudar no equilíbrio. Entretanto não se esqueça de continuar pisando com o ante-pé. Pisar de calcanhar nas descidas não só faz com que você freie a cada passada como também aumenta em muito os impactos recebidos por suas articulações.
Siga-nos nas redes